Curta nossa FanPage

Prefeitura amplia o prazo para pagamento do IPTU 2018

31 de Janeiro de 2018

Tendo em vista as dificuldades de pagamento da parcela integral ou parcial do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a Prefeitura ampliou o prazo de vencimento do dia 31 de Janeiro, para o dia 15 de fevereiro, data em que também vence a segunda parcela.

Mas atenção: Para manter o desconto de 10% no pagamento a vista e a pontualidade do pagamento, quem optar pelo pagamento entre o dia 31 de Janeiro e o dia 15 de fevereiro, deverá retirar uma segunda via, no site http://camposdojordao.sp.gov.br/portal/2a-via-iptu/ a partir do dia 1 de fevereiro.
Quem não tiver acesso à internet, ou dificuldades na emissão, pode procurar a Secretaria de Finanças, pessoalmente na Galeria Condotti Av. Frei Orestes Girardi, 893 – Abernéssia, ou pelos telefones 12-3668-5450 / 3662-1353.

Dificuldades no pagamento
A Febraban – Federação Brasileira de Bancos, passou a exigir que qualquer boleto contenha o CPF do pagador. No ano passado, a Prefeitura fez uma campanha pedindo aos contribuintes que atualizassem o cadastro, apresentando o CPF do titular. Grande parte dos contribuintes atendeu ao chamado, mas nem todos. Diante disso, os carnês do IPTU já distribuídos não são boletos, mas sim Documentos de Arrecadação Municipal ( DAM), que só podem ser pagas em bancos credenciados para o recebimento até o vencimento impresso no documento.
O contato com os bancos começou a ser feito em Dezembro, pela equipe de Finanças. Todos os bancos foram chamados para credenciar o pagamento, mas a maioria, não teve interesse em receber o pagamento no caixa. É que os bancos privilegiam os pagamentos online, evitando o atendimento físico e a grande movimentação de pessoas em suas agências.
Depois de acertadas a forma de recebimento e o valor das tarifas a serem pagas, os contratos de adesão, com os bancos, foram assinados entre os dias 10 e 17 de Janeiro, portanto antes da data de vencimento do IPTU. Porém, nem todos os bancos conseguiram atualizar os seus sistemas operacionais para receber o pagamento, o que causou transtorno para os contribuintes, para os correntistas dos bancos e para a Prefeitura que conta com o dinheiro dos impostos para pagar as suas despesas.
A Prefeitura aguarda ainda a liberação do credenciamento da Caixa Econômica Federal, o que facultará o pagamento nas Casas Lotéricas e no Caixa do Banco, mesmo para não correntistas.

Como pagar on line
Os correntistas dos Bancos do Brasil, Bradesco, Bancoob, Itaú e Santander, podem fazer o pagamento via Internet Banking, ou no caixa eletrônico das agências locais, ou de fora da cidade. Não há limites na transação, exceto as delimitadas pelo próprio Banco, para cada correntista. Se o pagamento for maior do que o correntista está acostumado a fazer online, basta ligar no banco para ampliar o limite de pagamento diário.
Os Caixas Eletrônicos do Bradesco, do tipo Multibanco, também recebem o pagamento, mesmo que este seja efetuado com cartões de outros bancos não conveniados.

Pagamento em dinheiro
O pagamento em dinheiro, com limite de até R$ 1.000,00 pode ser feito nos correspondentes bancários do Bradesco em Campos do Jordão. São quatro pontos na Avenida Januário Miraglia, três na Avenida Orestes Girardi e um na Rua Francisco de Castro. Na Avenida Januário Miraglia, os recebimentos acontecem na Drogaria Central (número 910), Casas Bahia ( número 1460), Pão de Açúcar ( número, 1772) e Rede Farma Gente ( número, 1.852). Na Av. Frei Orestes Girardi, os pontos de recebimento estão no Escritório Jordanense (número 1547) Depósito Mazza (número 2295)e na Gadife Modas (número 806) . O último ponto é na Rua Francisco de Castro, 104, onde funciona o Escritório Universal.
Com limite de até R$ 1.500,00 o pagamento pode ser feito na Agência dos Correios.