Curta nossa FanPage

Projeto de concessão de obra no Parque do Teleférico é apresentado em audiência pública

14 de Dezembro de 2017

Na manhã desta quinta-feira (14/12), a secretaria de estado dos transportes metropolitanos realizou audiência pública para apresentação do projeto de concessão de obra no parque Capivari, em Campos do Jordão.

A audiência aconteceu na secretaria municipal de turismo e contou com a presença do coordenador da secretaria de estado Celso Jorge Caldeira, do procurador do estado Dr. Diego Brito Cardoso, do presidente da Estrada de Ferro de Campos do Jordão Ayrton Camargo e Silva, do assessor técnico da secretaria de estado dos transportes metropolitanos Theodoro de Almeida Pupo, do Sub-secretário de estado de parcerias e inovação Marcelo Fernandes Bernardino, do prefeito municipal de Campos do Jordão Frederico Guidoni Scaranello e do presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão Luiz Filipe Costa Cintra.

A audiência teve por finalidade apresentar o projeto de modernização do parque ferroviário de Capivari que, através de licitação, passará à empresa vencedora a responsabilidade por obras de reforma e modernização, manutenção e administração do espaço.

Entre as melhorias previstas estão um moderno teleférico, um equipamento chamado trenó sobre trilhos, uma concha acústica, novas áreas comerciais, sanitários e estacionamentos. O projeto inicial inclui ainda requalificação do pedalinho, recomposição de áreas verdes, preservação dos equipamentos e reurbanização do Morro do Elefante, com novo mirante.

A audiência pública foi mais um passo no projeto que está sendo elaborado desde 2016 e que agora se torna realidade. Ainda neste mês, o edital da licitação e seus anexos serão disponibilizados para consulta pública e ficarão acessíveis por 30 dias, período em que serão recebidas possíveis contribuições. A perspectiva é publicar o edital em janeiro de 2018, realizar a sessão pública para recebimento das propostas em fevereiro e assinar o contrato em março, com o novo permissionário. As publicações oficiais desta licitação estarão acessíveis no site www.stm.sp.gov.br

A previsão é de que até o final de 2020 a obra esteja totalmente entregue.

A Câmara Municipal de Campos do Jordão desempenhou papel fundamental neste processo quando aprovou por unanimidade a concessão de direito real de uso do Morro do Elefante ao governo do Estado de São Paulo em novembro deste ano.

Para o presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão, convidado a participar desta audiência, vereador Luiz Filipe Costa Cintra (PHS) “é uma satisfação muito grande poder contribuir efetivamente com este projeto grandioso que com certeza será um marco na história de nosso município. Um marco que demonstra planejamento e continuidade nas ações e sobretudo, reconhecimento, valorização e incremento ao vetor mais importante da economia de Campos do Jordão que é o turismo”.

Acompanharam também a audiência pública os vereadores Márcio Roberto Toledo Júnior (SDD), Maria Joaquina dos Santos (PMDB), Arlindo Moreira Branco (PROS), Carlos Artur de Oliveira (PSDB), Cláudio Adão da Silva (PHS) e Venício José do Prado (PSB)

Foto: Ilustrativa do projeto - Teleférico e Trenó sobre trilhos a serem instalados.