Curta nossa FanPage

Encontro “A inclusão começa em casa” vai acontecer no dia 31 de outubro

26 de Outubro de 2017

Com o tema “A Inclusão começa em casa”, a vereadora Maria Joaquina dos Santos (PMDB) vai realizar um evento no dia 31 de outubro na Câmara Municipal de Campos do Jordão e convida toda população a participar.

O evento contará com a presença de familiares de pessoas com as mais diversas deficiências, profissionais ligados à inclusão e das próprias pessoas com deficiência. A programação consiste em promover um debate com as famílias, evidenciando atitudes de inclusão necessárias dentro das casas. Educadores, psicólogos, fisioterapeutas entre outros profissionais, darão suas contribuições ao discutirem o tema central com ênfase na educação como fator imprescindível para a inclusão.

“A inclusão começa em casa. No dia a dia. Nas pequenas ações. No levar a criança para uma praça. No levar a pessoa com deficiência à eventos públicos. É com o envolvimento da família que a inclusão começa de fato” explica a vereadora Joaquina (PMDB) que atua em projetos sociais em Campos do Jordão há mais de 20 anos.

Este encontro faz parte do projeto “Toc... Toc... Tem Gente?” e estão previstas evistas apresentações de grupos locais de dança e música durante o encontro.

Toc... Toc... Tem gente?

O projeto “TOC... TOC... tem gente?” é uma ação social da vereadora Joaquina (PMDB), que visa fazer o primeiro censo da pessoa com deficiência em Campos do Jordão. Este censo teve início em maio deste ano e tem término previsto para novembro. A realização é uma parceria entre as secretarias municipais de saúde e de educação, grupo de voluntários Amigos em Ação, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), CIREPE (Centro Integrado de Recursos Pedagógicos Especializados), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), igrejas, fisioterapeutas e psicólogos que atendem no município. Neste censo estão sendo levantados dados quantitativos e qualitativos sobre a situação da pessoa com deficiência em Campos do Jordão.

Quantos são? Quem são? Onde vivem? Que atenção já recebem do poder público? Após estas perguntas respondidas aos voluntários que estão trabalhando no projeto, os dados serão compilados e o censo se encerrará.

“Após os dados compilados teremos um mapa da pessoa com deficiência em Campos do Jordão e suas reais necessidades, além do que, estes dados serão a base para elaboração de projetos eficientes para esta população” afirma a vereadora Joaquina (PMDB).

“Se a deficiência é um tema do seu interesse ou se você tem um parente ou amigo com alguma deficiência saiba que este será um evento diferente de tudo que já viu. Vamos discutir também como ser resiliente diante das diferenças e preconceitos da sociedade” acrescenta Dr. Mauro de Almeida, psicólogo, voluntário dos Amigos em Ação e coordenador do projeto “Toc... Toc... Tem gente?”

Encontro “A Inclusão começa em casa”

Data: 31 de outubro

Horário:  das 14:00 às 17:00